quarta-feira, 24 de maio de 2023

Explosão de casos de dengue em Minas liga sinal de alerta em todo o Estado

freepik


Minas Gerais enfrenta um grande surto de dengue. O boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) no dia 8 de maio aponta que, até aquela data, já haviam sido registrados em todo o Estado 285.955 casos prováveis da doença em 2023. Deste total, 133.204 foram confirmados, provocando um total de 74 mortes. Outros 114 óbitos ainda são investigados, com suspeitas de estarem relacionados com a dengue.

Em Belo Horizonte, foram 3.596 casos da doença até o dia 12 de maio, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. “Hoje enfrentamos um cenário de alerta diante da quantidade de casos no Estado, e que traz um impacto muito preocupante para o atendimento à saúde. São mais de 2.100 novas suspeitas de casos por dia só em 2023. É um número que exige preocupação extra dos órgãos sanitários, especialmente no combate ao mosquito”, alerta Dr. Celso di Lascio, médico da You Saúde, pneumologista e médico do plano de saúde You Saúde. Ele revela que o uso do plano elevou-se este ano por quadros de suspeitas de dengue.

Ele avalia que, há alguns anos, as estratégias públicas de combate ao Aedes aegypti passavam também por campanhas de conscientização. “Hoje deparamos com menos frequência com essas campanhas. É preciso reforçar a necessidade de descartar a água que fica parada em vasos de plantas, pneus e em garrafas velhas, de vedar bem caixas d’água, lixeiras, piscinas e cisternas, e de colocar areia nos pratinhos dos vasos. São medidas que devemos voltar a orientar”, defende o especialista

A incidência maior dos casos de dengue ocorrem no verão. Segundo Dr. Celso, isso ocorre porque as precipitações elevam a quantidade de água parada, enquanto as altas temperaturas aceleram a reprodução dos mosquitos. No entanto, ele adverte que o mosquito vem se mostrando resistente ao clima frio. “Este momento é propício para o combate ao mosquito, porque seu período de reprodução é um pouco mais lento e é menor a quantidade de água parada. Se houver uma mobilização popular contra os focos de dengue agora, os riscos de proliferação da doença poderão cair drasticamente”, aponta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Determinante para resultado, pré-operatório deve ser seguido à risca antes de cirurgia estética

Crédito - Freepik Quem está na iminência de passar por um procedimento estético deve manter a atenção a todas as recomendações médicas que p...